terça-feira, 13 de março de 2012

NÃO FUGIMOS PARA GIBRALTAR!

«Durante todos estes longos anos, nunca falei.
É verdade que ainda era vivo o Rei Dom Manuel, meu Filho, todo dedicado à causa portuguesa, e que tenho o orgulho de ter educado no culto da sua Pátria. E se agora vivo em França, depois de vinte e cinco anos passados em Portugal (...) as minhas afeições, e mesmo a minha tragédia, fizeram de mim portuguesa até à alma.
(...) Pedi que fosse desmentido um dos mais crueis boatos sobre a nossa partida de Portugal. Não fugimos para Gibraltar. Assim que embarcámos na Ericeira (...) tinhamos a intenção de nos dirigir para o Norte e desembarcar no Porto, que reclamava o seu Rei. (...) Quero desmentir aqui solenemente aqueles que ainda ousam dizer que nos dirigimos para o Sul porque, a bordo, havia duas raínhas em lágrimas. É mentira. (...)
Não chorámos, não nos queixámos, não tivemos medo. Chorei, sim, mais tarde, mas de pena e desespero. Nunca os Bragança foram cobardes! (...) mesmo na morte - amámos a Pátria distante».
Do livro «Eu, Amélia, Última Rainha de Portugal», pág. 224.

Sem comentários: