sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ESCLARECIMENTO DE S.A.R., DOM DUARTE SOBRE A VISITA À SÍRIA

Fonte: Jornal "SOL", pág. 17 de 26 de Agosto de 2011
-------------------------------------------
Em carta ao director do SOL, O Senhor Duque de Bragança diz que não recusa falar sobre o regime de Assad.
ACABO de ler a notícia «Dom Duarte recusa falar sobre o apoio que deu a Assad», do SOL de 19 de Agosto de 2011. Agradeço o favor de esclarecer os vossos leitores, pois a chamada de primeira página não corresponde à realidade.
O meu assessor de imprensa disse ao vosso jornalista que eu «não dispunha de novos dados sobre a Síria». Obviamente que eu não recusaria dar as minhas opiniões pessoais sobre o drama desse país ao vosso jornal, pois tenho a maior consideração pelo excelente trabalho que o SOL realiza e acompanho de perto a situação! O texto nas páginas interiores está correcto, mas a ideia que fica é a frase da capa…
Gostaria de relembrar que também fui muito criticado quando visitei os governantes da ditadura Indonésia em 1997… Mas foi a minha proposta de acordo que levou o regime a mudar a sua posição, permitindo a solução do drama de Timor;
Num generoso gesto de reconhecimento que muito me sensibilizou, o Parlamento concedeu-me recentemente a nacionalidade timorense. Também intervim como mediador em outros conflitos, mais recentemente em Cabinda. A minha intervenção levou à assinatura do Tratado do Namibe, em que o Governo de Luanda concedeu o Estatuto de Região Autónoma a esse território, onde a FLEC lutava pela independência. Faço votos de que esse acordo seja realmente respeitado por todos e traga a justiça e a paz para esse povo que tanto sofreu após o seu abandono por parte da República Portuguesa. Negar a História e os Direitos e Identidades dos povos nunca deu bons resultados…
Participei, também, em outras discretas negociações, em S. Tomé, Guiné-Bissau,etc. Ainda durante a guerra civil angolana, reuni-me com o Secretário-Geral da ONU, Perez de Cuellar, e outros responsáveis, num esforço de mediação do conflito. Compreendo que quem ignore estes factos possa ficar chocado, mas muitos deles estão descritos no livro Dom Duarte e a Democracia, cuja leitura recomendo.
Despeço-me com os meus sinceros agradecimentos.
Dom Duarte de Bragança

2 comentários:

Ruy Mendes.Franco disse...

Estou espantado com a maneira ligeira, à beira da má fé, com que o SOL, que é um jornal que leio, e sobre o qual sempre tive a melhor impressão (se não fôsse assim, não perderia o meu tempo a lê-lo), tratou este assunto.
Todos nós sabemos que é cabeça do artigo que chama a atenção e que perdura. Um erro destes não pode acontecer; o SOLnão é um pasquim confidencial, tem responsabilidades!

Maria Menezes disse...

Talvez nesse dia queriam aumentar o número de vendas às custas de Sua Alteza Real ou uma "dor de cotovelo" enorme por ter sido Sua Alteza o escolhido para ajudar a Síria e não um membro qualquer do governo.
Bem haja e obrigada pela sua visita!